quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diário

Hoje pela manhã... bimestrais nos 8ºs anos!!! Pensei que precisaria chamar os bombeiros... Parecia que ia sair fumaça de alguns cérebros... Para quem estudou um pouquinho e estava ligado nas aulas, foi tranquilo! Ah, sim... o detalhe que faltava era o Tratado de Tordesilhas! Fácil, fácil! Agora... vamos à correção!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Diário

Hoje é módulo. Ontem as salas de 6º ano terminaram a releitura de Roseana Murray e Salvador Dali. Em breve alguns trabalhinhos...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Diário

Ontem... sala 17 à tarde,  aula com música na sala. Até dançamos Adriana Calcanhoto... alunos choraram e me surpreendi: porque será que criamos uma barreira tão grande entre nós, professores e eles, alunos? Será que somos tão inacessíveis assim? Aí meninos e meninas: nós professores gostamos de outras coisas, além da escola! Música, por exemplo...Beijos!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Roteiro de Viagem

     O projeto dos Roteiros Nacionais de Imigração vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura e diversas prefeituras municipais... Os Roteiros traduzem o conceito de Paisagem Cultural no Estado de Santa Catarina. As regiões  e caminhos selecionados contam a história e refletem a influência de seus moradores. Tem por princípio preservar as coisas simples do campo, receber os turistas e criar alternativas de trabalho e renda para os moradores. É uma viagem que não se restringe apenas ao passeio histórico ou ao encantamento pela geografia ou arquitetura. A vida se faz presente e pulsa. Como diz o presidente do IPHAN... " a diversidade é a maior riqueza do Brasil".
     Em Minas Gerais, visite também o roteiro da Estrada Real... Conheça nossa história!

Diário

Ontem foi um dia produtivo, apesar de alguns alunos ainda não entenderem o espírito da aula... Paciência... Nada parece despertar o gosto pelo conhecimento... Música pela manhã... arte com Salvador Dalí à tarde! Saí leve da escola!!!

domingo, 17 de abril de 2011

Gosto de:


Aqui, além de História, você vai compartilhar alguns de meus gostos musicais, sugestões de livros e filmes. É claro que são minhas preferências pessoais, mas você pode me enviar novas sugestões. Fique à vontade: se leu um bom livro ou viu um bom filme, mê dê sua dica... Ah.. sim... aqui há espaço para recordações de bons momentos vividos na escola, como esses! Abraço!

Boas vindas...

    A ideia de criar o blog Historiar chegou de mansinho, afinal... gerenciar o dia-a-dia da sala de aula, verificar tudo que o aluno produz e não esquecer os demais aspectos de nossa vida pessoal não é muito fácil. Alguns colegas apenas diriam: "Doida... vai arrumar mais serviço" rsrsrsrsrs
    Pode ser que sim, mas muitas vezes meus alunos produzem muitas reflexões interessantes que acabam sepultadas nas páginas dos cadernos e fichários.. trocados antes mesmo do ano finalizar. Vivemos juntos muitos momentos que gostaria de preservar...
    Assim, nesse espaço, essas reflexões poderão ser guardadas e poderão fomentar novas leituras e novos conhecimentos... A abertura para alunos, ex-alunos e amigos é uma opção: às vezes, temos muito para falar e ninguém para ouvir! Aqui, você pode... Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!