domingo, 10 de julho de 2011

Trabalhando sobre a Pré-História

O tema Pré-história aparece no livro dentro da temática "Origem do Homem". A opção foi pelo trabalho em duplas, privilegiando a arte rupestre, as atividades que o homem dominou e possibilitaram sua sobrevivência, o abandono do nomadismo e a organização das primeiras comunidades. Pesquisamos as hipóteses para o povoamento de nosso continente: pelo Estreito de Bering, durante a glaciação e pela Polinésia, utilizando pequenas embarcações. Trabalhamos também sobre as descobertas dos cientistas sobre os homens primitivos no Brasil, onde há milhares de pinturas rupestres, artefatos de cerâmica e sambaquis, em diversos sítios arqueológicos. Os mais antigos vestígios datam de 50 mil anos atrás segundo as pesquisas de Niède Guidon, nos sítios da Serra da Capivara, Piauí. Confira algumas produções dos alunos sobre as pinturas rupestres:
Harlei 6º 18

Grégory 6º 18

sábado, 2 de julho de 2011

Revolução Industrial & Tempos Modernos(Charles Chaplin) por Vinícius Gomes

"No começo ele tenta fazer o possível para o trabalho dele ficar bem feito porém o dono da fábrica exige cada vez mais ele a acaba perdendo a cabeça e fica doido.
A minha opinião é que nosso corpo não consegue resistir a tanto trabalho ainda mais nesse ritmo. Porém, no mundo desenvolvido de hoje, muitas pessoas são obrigadas a se adaptar a esse processo, pois precisam do salário para sobreviver.
No dia a dia de muitas pessoas a máquina atrapalha mas ao mesmo tempo ajuda: a televisão, por exemplo, me atrapalha nos estudos, porém me passa muitas informações necessárias.
Devemos rir e chorar: rir porque os vídeos têm bastante humor e devemos chorar porque observamos o que a revolução industrial, ou seja, as máquinas podem fazer com a vida de uma pessoa."
Vinícius Gomes 8º 21

Revolução Industrial & Tempos Modernos(Charles Chaplin) por Débora Franco

"No começo ele executa seu trabalho normalmente fazendo o possível para agradar o chefe, porém, depois o seu trabalho fica cada vez mais pesado e acaba por deixá-lo doido e desempregado.
A minha opinião é que nossa mente não consegue resistir a tanta pressão, ainda mais nesse ritmo de trabalho. O problema é que hoje muitas pessoas precisam suportar esse ritmo por que são muito pobres e precisam do dinheiro para poder se alimentar e sustentar sua família.
No meu dia a dia as máquinas mais me ajudam do que atrapalham, o computador por mais que seja interessante não consegue me prender tanto ao ponto de atrapalhar nos estudos, nem o telefone. Eu acho que devemos mais chorar do que rir por que mesmo sendo um filme de humor faz uma crítica muito grande às máquinas, que às vezes pode deixar uma pessoa perdida ou dependente por causa das exigências que ela nos faz."

Débora 8º 21

A História das Coisas & Revolução Industrial por Adrielle Silva

"Primeiramente desmatamos e poluímos para retirar matéria-prima das florestas, animais, pomares e para sobrevivermos com base nessas retiradas acabamos poluindo nosso planeta.
Antes de ter essas máquinas, indústrias, as pessoas produziam em sua própria casa seus sapatos com o couro do boi e roupas da lã das ovelhas. Até mesmo as botinas que hoje faz na máquina, antigamente não tinha isso: era tudo feito a mão.
Hoje em dia tudo é fácil e é por isso que hoje muitos dos jovens não sabem fazer quase nada por que antigamente os jovens começava cedo e se tornava uma pessoa aprendiz."
Adrielle Silva 8º 16

A História das Coisas & Revolução Industrial por Gabriel Brayan

Antes da Revolução Industrial o artesão fazia e sabia todos os processos do
produto.
E com a revolução os patrões implantaram máquinas transformando em uma indústria e depois nas corporações. E com isso houve muita exploração dos recursos da natureza.
A exploração em grande quantidade fez gerar o aquecimento global.
O consumismo exagerado fez com que gerasse muita poluição e a autora do vídeo disse que a gente tem que mudar nossos bitos fazendo reciclagem e muito mais coisas, além de saber para onde os materiais que descartamos vão.
No fim do vídeo ela diz que devemos fazer a  sustentabilidade: nós devemos fazer nossa parte para ajudar o meio ambiente.
E ai rcia fiz... fuuuuuuuuuuiiiiiiiiii...

Gabriel Brayan  8º 17

Diretamente do EDMODO, a História das Coisas por Beatriz Marques

"CONSUMISMO
O consumismo hoje se tornou uma necessidade mundial, muitas pessoas compram nem sempre por necessidade e sim por incentivo de propagandas, anúncios e por comerciais de televisão, levando assim a um consumo exagerado e desnecessário. Porém os produtos industrializados são fabricados devido à exploração dos recursos naturais do planeta, o que pode causar sérios danos ao meio ambiente, desmatando árvores e prejudicando os animais além da poluição que as fábricas geram com a fumaça repleta de substâncias tóxicas. Nosso planeta abriga inúmeras pessoas e cada uma delas pode contribuir com a saúde do meio ambiente com atitudes simples mas que feitas em equipe, podem mudar o mundo.O consumismo surgiu na Revolução Industrial e hoje anda lado a lado com as pessoas e a tecnologia."
 
Beatriz Marques 8º 16

Tema: Revolução Industrial

Na Plataforma Edmodo o tema Revolução Industrial foi iniciado com o vídeo História das Coisas. Solicitei que os alunos assistissem ao mesmo e pontuassem alguns aspectos atuais, como o consumismo e sustentabilidade relacionados ao momento de introdução das máquinas no processo produtivo. A seguir, o assunto foi trabalhado em sala de aula. Na sequência, foram postados trechos do filme Tempos Modernos, solicitando dos alunos um aprofundamento na questão da disciplina exigida pelo trabalho com máquinas; o controle que se obtém sobre a mão-de-obra e como essa lógica produtiva influencia, interfere e modifica a vida das pessoas. Para concluir os alunos deveriam observar em seu cotidiano qual é o papel das máquinas, refletir e elaborar uma pequena conclusão. Confira algumas produções!

Vídeos utilizados:

http://www.youtube.com/watch?v=lgmTfPzLl4E
http://www.youtube.com/watch?v=Zv70H6mVK1U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Romeu e Julieta no Paleolítico" por Larissa, Danielly e Ana Luiza

     "Nossa professora de história pediu para nós lermos esse texto e falar o que nós entendemos porque já terminamos o trabalho que ela passou. Bom, nós entendemos que os arqueólogos descobriram o esqueleto de " Romeu e Julieta" pois quando eles escavaram viram que o casal estava abraçado até a morte. Alguns disseram que podia ser um casal apaixonado. Nós achamos que eles se amavam e até depois da morte mostraram isso. Os arqueólogos acharam isto extraordinário porque é muito difícil achar um esqueleto completo, quanto mais dois."

Larissa, Danielly e Ana Luiza 6º 19