quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Grécia.. por Anna Júlia



" Hoje vou falar um pouco sobre a Grécia que conhecemos hoje... ela é um país europeu localizado ao sul da Península Balcânica. Os agricultores gregos cultivavam principalmente  tabaco, algodão, figo, maçã e azeitona; da qual se fabrica azeite,  que faz parte da preparação de algumas das comidas típicas delas. No território grego atual podemos encontrar vestígios das antiga civilização grega, como pinturas, esculturas, vasos, ruínas de templos, teatros e outras construções. Eu aprendi um pouco da cultura cretense ou minóica já que as primeiras organizações políticas que aparecem nas ilhas do mar Egeu eram muito semelhantes àquelas do Egito antigo e da Mesopotâmia. Mas a cidade-estado grega que é a pólis pode ser definida como uma comunidade de cidadãos livres que se autogovernavam. Havia muitas cidades assim, como Atenas, Esparta e Micenas.
        Sobre a expansão colonial grega o que eu entendi foi que por volta dos séculos IX e VIIIa.C, a população cresceu rapidamente na Grécia e as terras agrícolas tornaram-se insuficientes, então, eles foram para outros locais e fundaram colônias como Siracusa e Nápoles."

Anna Júlia 6º ano 20

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do professor...

Sábado foi comemorado o dia do professor... Muitas homenagens... muito carinho... Essas manifestações é que aquecem o coração e nos fazem continuar na profissão, que há muito tempo deixou de ser opção dos estudantes. A cada dia, os cursos de formação de professores estão mais vazios e as vagas para licenciaturas ficam ociosas em diversas faculdades. Gostaria sinceramente que esse quadro se revertesse e que a valorização profissional (não só em termos de salários), mas quanto à carga horária e sobrecarga de trabalho fossem revistas. Talvez assim nós pudéssemos nos dedicar à construção de outros espaços como esse; pudéssemos aplicar novas metodologias em sala de aula; pudéssemos nos dedicar às dúvidas de cada aluno(cada um tem o seu tempo de aprender) e finalmente pudéssemos obter melhores resultados; resultados consistentes, de aprendizagem real. Talvez assim, antes de me aposentar algum aluno pudesse me dizer com brilho no olhar que pretende ser professor. Essa lição de casa vários países já fizeram e superaram o status de "país em desenvolvimento": ao valorizar a carreira do magistério tiveram a grata surpresa de ter muitos bons alunos se tornando novos mestres e formando melhores profissionais em outras áreas estratégicas, inclusive para as indústrias de ponta! Ainda nos resta um longo caminho pela frente...

sábado, 8 de outubro de 2011

A Índia por Wemer

Tajmahal... na Índia

Estudando sobre o povo indiano, vimos que lá existe uma sociedade de castas, com os brâmanes, xátrias, vaixás, sutras e párias. É uma sociedade de muitos privilégios, que se perpetua. As quatro primeiras classes possuem privilégios porque segundo a religião hindu descenderiam diretamente do deus Brahma. Já os párias, também conhecidos como intocáveis ou dalits surgiram da poeira dos pés do deus e  por isso são marginalizados. Veja como Wemer entendeu essa cultura!

"Eu gostei muito do que eu entendi sobre a Índia, como o seu crescimento pela atividade agrícola e pelo trabalho dos artesãos. Eu fiquei curioso foi sobre a cultura harapense que eu achei parecida com a cultura da China. Eu não entendi porque a Índia tem tantos deuses; deve ser porque cada deus protege, cuida e abençoa alguém ou algo, mas porque ter tantos deuses e não um só como os hebreus? No Egito tinha o principal , que era Rá, mas tinha outros também. Gostei e fiquei surpreendido porque na Índia os povos eram tão criativos com seus instrumentos, armas, utensílios domésticos e jóias como braceletes, pentes e agulhas de ouro. Também chamou minha atenção suas estatuetas como carros de bois, deuses e a escrita. Mas o mais interessante mesmo é a crença religiosa: a Índia é cheia de mistérios e enigmas que ainda não foram descobertos. Minha mãe disse que os mortos ficavam dentro de grandes potes, por séculos e séculos. Foi isso que eu entendi sobre a Índia."

Wemer - Sala 20

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Muralha da China...por Ingrid


Estudando sobre a civilização chinesa descobrimos que a Muralha da China possui mais de três mil quilômetros de extensão e que, originalmente foi construída para defender o território chinês das invasões estrangeiras, principalmente dos povos do norte. Hoje a Muralha é um patrimônio histórico da humanidade, visitado por turistas do mundo todo. É também a única construção feita por mãos humanas que pode ser avistada do espaço, alguns dizem até da Lua! Porém, esse patrimônio histórico está ameaçado pois em vários trechos ela já perdeu partes do muro que a população chinesa usa como material de construção. Veja como Ingrid imaginou a Muralha! Um show de criatividade!