quarta-feira, 15 de julho de 2015

A pré - história pelo olhar de Ana Laura e Murillo... (6º 20)

" No paleolítico os hominídeos se mudavam de acordo com a água e com os alimentos. Mas os alimentos iam acabando por isso eles caçavam e dos restos da caça como os ossos, as mandíbulas e o couro eles faziam roupas, utensílios e armas. Tempos depois, já no neolítico os hominídeos começaram a pensar e nesses pensamentos eles comeram e viram as sementes brotar e depois começaram a domesticar alguns animais em vez de caçar. Eles foram construir suas aldeias e aprenderam a fazer sozinhos a cerâmica." Parabéns dupla.. vocês brilharam!!!

Mudanças & permanências...

Resposta à questão da primeira bimestral, elaborada para discutir a questão do que muda e o que permanece quando nos referimos à história de um lugar, de uma cidade, de uma pessoa... Essa discussão está presente na historiografia em geral e recentemente ( nos últimos seis anos) está aparecendo nos livros didáticos.  Para trabalhar o tema,  escolhemos um lugar em nossa cidade, conhecido pela maioria absoluta dos uberlandenses... com um intervalo de tempo de aproximadamente 75 anos.. Aqui podemos conferir a reflexão feita por alguns alunos...
" Na primeira imagem mostra uma rodoviária de trem que transportava passageiros e levava cargas. O tempo passou e na segunda imagem mostra o terminal... a função é a mesma só mudou que agora é ônibus e antes era trem e ficou mais moderno." (Sara Silva 6º 21)
" Mudou... antes era uma estação de  trem de ferro, hoje é um terminal; hoje lá transporta ônibus e pessoas. Permaneceu que continua sendo um terminal, continua transportando gente e está no mesmo lugar. Eu acho legal esse negócio de mudanças." (Luana de Almeida 6º 21)
" O que mudou é que onde era a ferrovia, estação, virou agora o terminal de ônibus e o que permaneceu foi só o local onde era a estação ferroviária." ( Ismael Ferreira 6º 21)


Os períodos da pré-história... por Amanda Vieira... 6º 18...

Concluindo atividades... olhe que graça de conclusão: " Tudo começa com o período paleolítico em que o hominídeo (ser humano não evoluído) é nômade e fica mudando de lugar conforme a necessidade de comida (caça). Eles já faziam utensílios e ferramentas para caça com pedra lascada e registros de pintura rupestre, além de ferramentas com ossos e de saberem controlar o fogo. Depois, vem o período neolítico quando começam a formar aldeias, cultivam plantas, criam animais, constroem ferramentas com metais e cerâmica, fabricam tecidos com pelos de animais e fibras vegetais.. começando a produzir os excedentes." Orgulhosa aqui Amanda!!!

DICA fresquinha rsrsrs... literalmente!!!!

Olá pessoal... meus alunos Cayo e Vinícius estiveram no DICA um museu diferente...  o espaço Diversão com Ciência e Arte do Instituto de Física da UFU. Muito legal a visita, para aprender e interagir. Se tiver um tempinho... passe por lá... fica no Campus Santa Mônica... aqui em Uberlândia... Confira a visita, documentada pelo programa De bairro em bairro produzido pela agência Close... Grata Ariane Bocamino...
http://close.com.br/de-bairro-em-bairro-ep-44-museu-dica-diversao-com-ciencia-e-arte-no-santa-monica/