sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia Internacional da Mulher - Júlia

                       Dia Internacional da Mulher: mil e um motivos!

       Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher e temos motivos! O século XIX  foi o momento da sociedade patriarcal, onde as filhas se casavam com o noivo escolhido pelo pai e na maioria das vezes havia interesses nas terras do futuro marido. Quando se recusavam a se casar, eram obrigadas a ingressar na vida religiosa como freiras. Quando o casamento acontecia, elas viviam sob submissão do marido, obedecendo todas as suas vontades, sem poder expressar suas opniões.
       Muitas coisas mudaram de uns tempos pra cá e o mais significativo foi o direito ao voto, em 1934. Também o mercado de trabalho abriu as portas para as mulheres, diminuindo o 'poder' do marido sobre elas; trazendo indepêndencia. Hoje há mulheres como 'chefe' da casa, o que era impossível há alguns anos atrás.
       Mesmo com todas essas reviravoltas em favor das mulheres, ainda há um problema enfrentado nos dias de hoje: a violência doméstica pois mulheres são agredidas pelos próprios companheiros por motivos banais! A mais nova conquista das mulheres foi a Lei Maria da Penha, que impõe prisão a quem agride mulheres.
       É por esses e outros motivos que se deve homenagear nós, as mulheres! (Júlia, 9º ano 25)
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário