domingo, 8 de maio de 2011

Diário de bordo - Iª parada - Análise sobre os bandeirantes...

d) Descreva como se veste o bandeirante no quadro e na escultura;
" Bem vestido, armado, calçando botas, usando chapéus com traços puramente europeus e bem limpo". (Kaio Venâncio 8º ano 16)
e) Compare o que você descreveu com o ponto de vista de Bóris Fausto: eles coincidem? Justifique.
" Não, porque ali, onde ele estava era para ele estar todo sujo, roupa suja, talvez até rasgado mas na imagem ele está limpinho." ( Kaio Venâncio 8º ano 16)
" Não, pois Bóris Fausto acreditava que os bandeirantes marchavam descalços, tinham as roupas sujas por passagem de lama e obstáculos da natureza." (Dhienifer Almeida 8º ano 16)
h) Em sua opinião, qual das versões sobre o bandeirismo é a mais plausível: a do quadro ou a do texto? Justifique.
" A do texto, pois os bandeirantes eram aventureiros, passavam por desafios da natureza e dormiam na mata, eles não podiam ficar tão arrumados como na escultura e no quadro."(Beatriz Marques 8º ano 16)
" A do texto. Não tem como os bandeirantes estarem limpos, se eles andavam no meio da mata e não se sujavam e nem rasgavam suas roupas em espinhos. E o texto fala claramente sobre isso." (Dhienifer Almeida 8º ano 16)
" A do texto, porque a do texto explica mais coisas do que uma simples imagem."(Kaio Venâncio 8º ano 16)

Só um lembrete pessoal... no início da atividade, eu perguntei: A produção do quadro, escultura e livro coincidem com a época do bandeirismo? Justifique.
Não coincidem pois o quadro, escultura e o livro são do século XX e foram produzidos quase 300 anos após a época do bandeirismo, que ocorreu no século XVII. O quadro e a escultura contribuíram para a construção e fortalecimento da figura do bandeirante herói, desbravador do sertão. Em homenagem a eles é que a sede do governo de São Paulo hoje se chama Palácio dos Bandeirantes. Já o livro de Bóris Fausto desconstrói essa versão pois insere nesse episódio os indígenas, totalmente excluídos no quadro e na escultura. Abraço!!! Prof. Márcia.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Além de rico e variado está lindo! Os trabalhos de seus alunos me fizeram lembrar de alguns versos do poema que aparece no livro "Ilusões!, de Richard Bach
    " (...)
    somos todos aprendizes,
    fazedores,
    professores."

    ResponderExcluir
  2. Oi Kininha.. obrigado pelo incentivo. Você é uma de minhas inspirações! Beijo!

    ResponderExcluir