domingo, 8 de maio de 2011

Diário de Bordo - IIª parada - Música Índios(Renato Russo)

Na Segunda parada do Diário de bordo...
Alguns comentários sobre a música Índios(Renato Russo):

1ª estrofe : "Os portugueses chegaram se fazendo de amigos e ao ganharem a confiança, escravizaram os indígenas lhes tirando o seu maior ouro: a liberdade. (Beatriz 8º ano 16)
2ª estrofe: " Que os portugueses diziam cortar pano de chão de linho e pura seda para limpar suas casas, mas os índios moravam em oca e lá eles só varriam". (Enícia 8º ano 17)
3ª estrofe: " Os índios queriam nos explicar que tudo que aconteceu acontecerá de novo e que o futuro não será diferente" (Vinícius 8º ano 21)
" Diz que os índios largaram seus costumes para adotar os costumes dos brancos".(Bruno Silva 8º ano 17)
4ª estrofe: "Que os portugueses queriam mais, prometiam, mas na verdade era tudo mentira"(Enícia 8º ano 17)
5ª estrofe: "Se as pessoas pobres fossem mais vistas pelos que mandam, seriam importantes" (Aline e Cinthya 8º ano 20)
6ª estrofe: " Queriam entender como Deus podia ser pai, filho e espírito santo e porque mataram Jesus(os índios não entendiam) e queriam saber como e porque os brancos deixavam Deus triste" (Débora 8º ano 21)
                " Que os índios não entendiam como Deus podia ser o pai, o filho e o espírito santo, e se eles o amavam tanto, porque o matou?(através de seu filho?) Júlia - 8º ano 21)

                " Se eu fosse indígena, eu não ia suportar tanto sofrimento porque se eu escolhesse fugir, seria caçada, e se eu escolhesse ficar eu era morta ou até escrava." (Ivanilda Moniely e Marcos Vinícius 8º ano 17)

Se nos dessem espelhos hoje, veríamos um mundo doente?
"Sim, nós veríamos um mundo doente, porque hoje só vemos tragédias, roubos, mulheres sendo espancadas, pessoas sendo assassinadas. Todo dia morre muitas pessoas no mundo e as drogas estão acabando com os adolescentes." (Kélvio e Lorrayne Cristina 8º ano 19)
" O nosso espelho é o nosso mundo e ele é cheio de tristeza. Ninguém está nem aí para as pessoas pobres, as pessoas só pensam em si próprio e as outras pessoas são como um lixo." (Myllena, Rayane, Lorrayne Ferreira 8º ano 20)
" Sim, veríamos porque o povo não sabe a dificuldade que o mundo está vivendo, eles veriam um mundo doente e que precisa de ajuda" (Michelle 8º ano 21)
" Eu acho que hoje em dia algumas pessoas dão mais importância ao dinheiro.(Bruna Borges 8º ano 21)
" Sim, pois herdamos uma "qualidade" do português: a "qualidade" de querermos mais do que já temos. E por essa má qualidade é que nós temos que desmatar as florestas e o meio ambiente para construir indústrias que poluem mais; tudo para satisfazer a ambição dos donos de indústrias para ganhar mais dinheiro. Ou, dos ladrões e assassinos que às vezes roubam e matam por uma roupa de marca ou um tênis, pelo simples desejo de querer mais. Hoje eu olho pro espelho e vejo SIM, um mundo doente". (Helton 8º ano 19)
" Sim, porque há muito mal solto aqui em nosso mundo. Um exemplo é o homem que entrou na escola e matou as crianças. Só num mundo doente que acontece isso!"(Gabriela Oliveira 8º ano 16)
 " Não damos valor para as coisas simples da vida, às vezes nem as notamos e são as mais importantes. O espelho foi o que os portugueses deram aos índios. No espelho, vemos nosso reflexo e descobrimos que a causa de todo o mal do mundo é consequência de nossos atos; do próprio ser humano: somos capazes de  nos destruir e ao próximo." ( Nathália Delfino 8º ano 17)
" O comentário que deixo é que a música trata de uma grande ambição de Portugal em querer explorar sempre mais, querer muita riqueza que nunca era o bastante para eles". (Victor 8º ano 17)
" Na nossa opinião, Renato Russo soube fazer essa música muito bem feita, parece até que ele viveu e esteve presente quando os colonizadores estavam aqui. Cada estrofe especifica minimamente cada detalhe e isso é muito importante para nós sabermos mais sobre nosso país" ( Brenno de Freitas e Brenda Marcelino 8º ano 17)
" Se pudéssemos voltar no tempo e recuperar o que perdemos para quem conseguiu nos convencer...Se parássemos prá pensar no que vimos e achamos que era brincadeira, evitaria o que acontece hoje. Sim, veríamos um mundo doente pois acabamos com tudo, fabricamos armas, descobrimos as drogas...sinais claros que o mundo está diferente do que era antes." (Kethellin Silva 8º ano 16)
" A música combina com os índios, mas se você ver o mundo hoje, vai ver que combina com todos nós. O espelho que se entrega ao ser humano ia refletir só ódio, pessoas más; humanos que não cuidam do que tem de mais precioso". (Rayellen Carvalho 8º ano 16)
" Bom, pelo que eu entendi, só os portugueses tinham a oportunidade de contar histórias( a versão dessa história) porque os índios não sabiam ler e escrever. Então, por isso os índios eram vistos como selvagens e sem força de expressão. Mas quando os índios abriram os olhos eles viram que estavam sendo explorados."(Dhienifer Almeida 8º ano 16)


Parabéns meninos e meninas.. estou orgulhosa de vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário