quinta-feira, 5 de maio de 2011

Questão da bimestral 8º ano

Na questão 5 da avaliação bimestral, foi solicitada uma análise sobre o modo de produzir indígena e português no início da colonização brasileira, tomando como referência um trecho da música Índios, do Legião Urbana:

"Quem me dera
Ao menos uma vez
Provar que quem tem mais
Do que precisa ter
Quase sempre se convence
Que não tem o bastante
Fala demais
Por não ter nada a dizer."

Confira algumas respostas:

   "O índio só retirava o suficiente para sua sobrevivência e o português, ele retirava mais do que precisava; ele retirava só para ganhar lucro, não importava a quantidade que ele pegava, ele queria mais. O português só pensava em dinheiro, muito diferente do índio." (MAYCON DORNELAS - SALA 17) * Muito bom, Maycon... o português já vivia o modelo mercantilista, por isso se preocupava em acumular tanta riqueza.

   "Os portugueses sempre saíam ganhando, eles pegaram muito ouro e nunca ficaram satisfeitos, sempre queriam mais e os índios sempre saíam perdendo: perderam seus costumes, a sua língua, suas riquezas, muitos morreram e hoje as tribos que ainda existem são poucas e pobres porque os portugueses, além de levar tudo, deixaram seu rastro de destruição." (SAMUEL MARÇAL BORGES - SALA 17) * Cuidado apenas com as generalizações: há tribos indígenas hoje que são ricas porque exploram a natureza tanto quanto os europeus fizeram.

   " Os indígenas viviam de uma forma simples: quando dava fome eles iam lá no rio e pescava algo para comer, quando dava sono, ia prá rede e dormia. Já os portugueses não queriam saber de viver a vida simples: eles queriam ouro, queriam escravos, queriam ficar ricos e quando ficavam não se convenciam que era o bastante: sempre queriam mais." (MARIA VITÓRIA PRADO MONTEIRO - SALA 17) * Muito bom, você conseguiu relacionar as diferentes formas produtivas à letra da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário